Em entrevista ao /Film, o ator Zachary Quinto, o Spock, revelou que acredita que um Star Trek 4 ainda pode acontecer, mas que nada saiu do papel até o momento.

Zachary Quinto.

“Quero dizer, tem sido uma grande conversa o que temos feito em termos de decidir o futuro da franquia. Ainda está em processo, mas não há planos para o filme acontecer no momento” explicou o ator.

Rumores indicam que a Paramount Pictures e a Skydance Media buscam negociar reduções no salário do elenco na tentativa de encaixar a produção em um orçamento menor. Recentemente, foi noticiado que Chris Pine abandonou o projeto após discussões com a produção.

Com exceção de Pine, o elenco composto por Zachary Quinto, Zoë Saldana, Karl Urban, Simon Pegg e John Cho estaria confirmado para voltar. J.J. Abrams permanece como produtor.

SJ Clarkson foi contratada para dirigir a sequência, fazendo dela a primeira diretora de um filme de Jornada nas Estrelas  mas os contínuos atrasos fizeram com que ela deixasse o projeto para comandar o prequel de Game of Thrones.